Baseado na palavra ministrada no culto do dia 09/06/24
“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” Hebreus 11:6
Nossa fé tem sido provada. Em diferentes esferas, temos sido alavancados em nossa fé – ao menos este é o propósito de provações. As situações desafiadoras vêm para provar nosso coração, nossa vida espiritual, emocional e até mesmo material. Há situações em que tudo é colocado em cheque. Diante de incertezas, podemos firmar nossa fé na verdade de que A PALAVRA DE DEUS NUNCA MUDA.Céus e terra passarão, mas Suas palavras jamais passarão . Por isso, podemos ter fé e continuar crendo no Senhor.
Jesus nos ensina sobre a importância de ter um fundamento sólido.
“Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.” Mateus 7:24-27
Jesus compara nossa estrutura de fé a esses dois homens que constroem suas casas. A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, a prova das coisas que não se veem. Precisamos estar firmemente fundamentados em nossa fé. Jesus nos alerta sobre a fragilidade de uma fé superficial, baseada em percepções e teorias humanas, ao invés da Palavra de Deus. Quando a adversidade vem, essa fé frágil não se sustenta e a pessoa sofre abalos emocionais e espirituais.
Nossa fé é confirmada quando obedecemos à Palavra de Deus. Podemos afirmar que realmente cremos quando nos movemos debaixo de uma palavra liberada em nossa direção, ou seja, quando nossas ações e reações condizem com a fé que professamos. Uma fé passiva, sem ação, sem obras, sem declarar o milagre, é apenas teórica. Quando enfrentamos uma circunstância difícil, essa fé, se teórica, não se sustenta e a “casa” cai.
Alguns podem se perguntar por que Deus permite determinadas coisas.
“Os que confiam no Senhor serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.” Salmos 125:1
É esse nível de fé que nos resguarda em situações de calamidade. Não significa que é agradável passar por isso, mas o importante não é a circunstância, mas como reagimos e administramos esses momentos, especialmente internamente. Jesus nos adverte que no mundo teremos aflições, mas nos encoraja a termos bom ânimo, pois Ele já venceu o mundo.
Todos enfrentamos momentos específicos que desafiam nossa fé. Nesta hora, o próprio Deus nos pergunta: “você confia em Mim ou nas coisas ao seu redor?”
Deus virá com a provisão e você experimentará uma graça sobrenatural. Ele não é exagerado, mas é abundante. Você conhecerá a superabundante graça de Deus em sua vida. Nada lhe faltará – não lhe faltará provisão e não lhe faltará desafios para serem vencidos. Deus não promete facilidade, mas promete fortalecê-lo. Pela fé você vencerá mais esta prova e sairá dela mais forte e vitorioso. É desta forma que a adversidade se enfraquecerá.
Nosso fundamento é Jesus, a Rocha. Em Mateus 7:24 lemos: “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.” Veja como há uma decisão nossa em ouvir e praticar os ensinamentos de Jesus, Aquele que é nosso firme fundamento.
Sabemos que somos provados pelo Senhor de tempos em tempos para que possamos crescer. Ninguém cresce em meio à facilidade. A dificuldade, se bem administrada, nos impulsiona à maturidade.
A natureza do homem é um mistério. É fato que, quanto mais buscamos uma vida fácil, mais buscamos uma vida independente de Deus, o que nos limita e nos leva a decisões que nos colocam em verdadeiras “portas giratórias”. A dificuldade permitida por Deus nos faz crescer e amadurecer, reconhecendo o quanto dependemos dEle, enquanto o comodismo nos empobrece e limita.
“Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância.E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos?E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens.Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te.Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus.” Lucas 12:15-21
Deus não permite que um filho Seu se mantenha na posição do homem orgulhoso e autossuficiente. Ele permitirá que dificuldades venham para que possamos continuar crescendo como Seus filhos, pois “o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe” (Hebreus 12:6) .
Romanos 10:17 afirma: “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.” A fé é gerada ao ouvirmos a Palavra de Deus. Contudo, muitos estão pregando e ouvindo coisas que não condizem com a Palavra de Deus. Vemos na internet e até em algumas igrejas pregações que se afastam das Escrituras. Um culto sem a Bíblia é um culto ao homem, não a Deus. A fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus, não por boas histórias ou palavras persuasivas.
Para desenvolver sua fé, é necessário ouvir e mergulhar nesta Palavra. A leitura da Bíblia nos propõe um relacionamento com o Seu Autor. Um relacionamento verdadeiro e profundo com Deus, faz com que construamos nossa vida sob fundamentos resistentes e seguros. Em Deus não há incertezas ou sombras de dúvidas, mas verdades eternas. Quando estamos diante de fortes impactos ou quando estamos estagnados na caminhada, devemos revisitar esses fundamentos da fé, para que, a partir deles, possavamos avançar e vencer a prova.
Nesse momento, você está sendo desafiado a ler a Bíblia diariamente e fazer seus devocionais de modo consistente. Em tempos difíceis, muitos param de ler a Bíblia, mas é crucial voltar a essa prática. Não deixe as situações externas destruírem sua vida interior.
“Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” Tiago 1:22
A pior mentira é aquela que aceitamos para nós mesmos, fingindo viver algo quando, na realidade, não praticamos os fundamentos da fé que professamos. A vida abundante prometida por Jesus persegue aqueles que praticam a Sua Palavra e vivem uma vida de verdade e fidelidade.
Busque o Reino de Deus em primeiro lugar. Mesmo quando desafios surgem, lembre-se de que Deus tem prazer em dar boas dádivas aos Seus filhos e em suprir todas as suas necessidades. Ele nos ama tanto que não nos deixará do jeito como estamos, mas sempre nos atrairá para perto dEle de alguma maneira.
Em Mateus 7:25 Jesus nos ensina: “E caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.” A rocha referida é Jesus, nosso firme fundamento. Não podemos tirar nossos pés dEle ou desviar nossa vida desse alicerce. Nesse ensinamento, Jesus também revela que a consequência de não fundamentarmos nossas vidas no Senhor é que, quando a dificuldade vem, nossa vida interior desmorona.
Desafio você, neste momento, a revisar seu coração. Qual é o fundamento que está nele? Como você está encarando este tempo? Qual é o fundamento da sua construção espiritual? A Bíblia compara o homem a uma edificação, e essa edificação deve estar na rocha, que é Cristo. Examine seu coração e analise seu interior e suas reações. A vitória que Deus oferece não é apenas material. Ele quer nos dar uma vitória espiritual que não pode ser negligenciada.
As verdadeiras mudanças e transformações começam dentro de nós. O que acontecer ao nosso redor será a manifestação do que já aconteceu em nosso interior. É nesse entendimento que devemos observar a Palavra de Hebreus que nos diz: “A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se veem.” (Hebreus 11:1). Firme-se nessa fé e viva uma vida sólida em Cristo, edificada sobre a Rocha Eterna.
Deus abençoe a sua vida!
Alexandre Paz
Assista ao culto completo pelo link abaixo: