No momento você está vendo Série: Conhecendo a Vontade de Deus – Deus Promete Orientação

Série: Conhecendo a Vontade de Deus – Deus Promete Orientação

(Palavra ministrada no culto de 29/01/2023)

Sl 100:3 “Sabei que o Senhor é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio.”

Jo 10:27 “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.”

Nem sempre sabemos o que é melhor para nós.

Quando Deus estabelece a relação dEle como o homem, Ele usa a metáfora da ovelha e do pastor. Como ovelhas, nós dependemos do nosso Pastor. As ovelhas não são animais muito inteligentes e sua visão é limitada, da mesma forma, nós nem sempre sabemos qual é o melhor caminho. Precisamos de um pastor para nos guiar, e precisamos saber exatamente o que Ele quer que façamos.

É nesse ponto que alguns crentes desistem. Eles creem que Deus tem um plano para a sua vida e podem até concordar que em seu plano inclui cada detalhe da vida diária, mas não estão convencidos que Deus possa ou queira comunicar esse plano a eles. 

É possível que tenham andado às cegas por tanto tempo que julguem que Deus tenha intencionalmente ocultado a Sua vontade deles. Ou até mesmo que a vontade de Deus seja um segredo profundo e obscuro que somente uma classe especial de super crentes possa descobrir, tipo um jogo de esconde-esconde celestial!

Ef 5:17 “Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. “

Insensatez no sentido literal = “sem a mente” – ignorante, estúpido, tolo… Deus não deseja que sejamos tolos, Ele certamente quer nos revelar algo.

Uma Reputação em Jogo

Salmos 23:1-3 “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.”

A justiça de Deus não é como a justiça humana que só busca os seus direitos, mas é uma justiça que traz alinhamento. Você é essa ovelha? Que se deixa ser cuidada, corrigida e guiada pelo bom pastor?

Você já imaginou um pai humano esperar alguma coisa dos seus filhos sem dizer o que quer deles?  Assim também é o nosso Pai Celestial, Ele está pronto para nos revelar a sua vontade para as nossas vidas. Há tempos na vida que parece que tudo está um breu, onde parece não haver saída, mas Deus sempre tem o bom conselho conforme a sua vontade para que as nossas veredas sejam alinhadas.

Mateus 7:11 “Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?”

Temos o direito de esperar a boa dádiva da orientação de Deus porque somos seus filhos!

Colossenses 1:9-12 “Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual;”

Neste texto nós encontramos uma chave de como a vontade de Deus se revela em nossas vidas: através da oração! E o resultado disso é o que lemos na sequência: “a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus; sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria, dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz.”

Quatro coisas importantes acontecem quando transbordamos do pleno conhecimento de Deus:

  • Você vive de modo digno;
  • Você frutifica em toda a boa obra;
  • Você cresce no pleno conhecimento de Deus;
  • Você é fortalecido com todo o poder.

Colossenses 4:12 “Saúda-vos Epafras, que é dentre vós, servo de Cristo Jesus, o qual se esforça sobremaneira, continuamente, por vós nas orações, para que vos conserveis perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de Deus.”

Vemos a importância de buscarmos a convicção a respeito da vontade de Deus. Tanto Paulo quanto Epafras oravam para que a vontade de Deus fosse revelada aos santos. 

Será que Deus Responde a Oração?

Jeremias 33:3 “Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.”

Mateus 7:7-8 “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á.”

João 14:13 “E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.”

Este é o desejo do coração de Deus: nos revelar a sua vontade! Coisas grandes e jamais vistas. Se soubéssemos o quanto o Senhor está disponível a nos abençoar… O problema é que quando não temos ciência disso nós vivemos uma vida espiritual muito rasa.

Será que Deus vai responder este pedido e revelar a sua vontade?

Vejamos outro exemplo de oração: Salmos 31:3 – “Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; por causa do teu nome, tu me conduzirás e me guiarás.”

Firme Nas Promessas

Salmos 32:8 “Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho.”

O conselho do Senhor está debaixo das vistas dEle, ou seja, onde Deus está presente. Precisamos estar próximos a Ele para receber o Seu conselho. No versículo seguinte: Salmos 32:9 “Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento, os quais com freios e cabrestos são dominados; de outra sorte não te obedecem.”

Assim são aqueles que ignoram a Sua vontade!

Por quanto tempo Deus está disposto a continuar mostrando a Sua vontade?

A verdade é que Deus tem uma vontade para todas as etapas da nossa vida, mesmo para aqueles que desperdiçaram a sua juventude. Deus tem algo para eles hoje e permanecerá nos guiando até o nosso último dia aqui na terra.

Salmos 48:14 “que este é Deus, o nosso Deus para todo o sempre; ele será nosso guia até à morte.”

Salmos 73:24 “Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória.”

Não podíamos pedir algo mais maravilhoso do que isso!

Algumas grandes promessas de direção:

  • Provérbios 15:19 “O caminho do preguiçoso é como que cercado de espinhos, mas a vereda dos retos é plana.”
  • Isaías 48:17 “Assim diz o Senhor , o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor , o teu Deus, que te ensina o que é útil e te guia pelo caminho em que deves andar.”
  • Isaías 42:16 “Guiarei os cegos por um caminho que não conhecem, fá-los-ei andar por veredas desconhecidas; tornarei as trevas em luz perante eles e os caminhos escabrosos, planos. Estas coisas lhes farei e jamais os desampararei.”

As promessas de Deus são firmes, “Eu irei à frente”, “Eu guiarei”, “Eu tornarei as trevas em luz”, creia nele!

Você está disposto a pedir? Todo aquele pede recebe!  

Seja humilde e reconheça a necessidade de conhecer a vontade dEle para a sua vida!

Deus abençoe a sua vida!

Ap. Alexandre Paz

Assista ao culto completo pelo Youtube: