No momento você está vendo Série: Conhecendo a Vontade de Deus – Deus Está no Controle

Série: Conhecendo a Vontade de Deus – Deus Está no Controle

(Palavra ministrada no culto de 22/01/2023)

Os filhos de Deus têm a consciência de que precisam aprender a (re)conhecer a voz de Deus para compreender a Sua vontade. Como filhos que conhecem o quão bom e amoroso é esse Pai, desejam ouvi-Lo e obedecê-Lo, pois sabem que a Sua vontade é boa, perfeita e agradável, e eles têm prazer em andar em Seus caminhos. Iniciaremos hoje uma jornada de algumas ministrações sobre a VONTADE DE DEUS.

Onde NÃO encontramos a vontade de Deus?

Dt 18:9-14 “Quando entrares na terra que o SENHOR, teu Deus, te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR, teu Deus, os lança de diante de ti.”

  • Deus alerta Seu povo: não se misturem com a cultura do mundo.

Is 8:19 “Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos?”

Gl 5:19-21 “Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.”

  • Há um alerta da parte de Deus: Ele é a nossa única fonte de orientação! Somente Deus conhece o futuro e pode fazer alguma coisa a respeito dele.

Muitas vezes somos levados pelo questionamento: Deus realmente está no controle de tudo? Como fica o livre arbítrio do homem? Até mesmo o livre arbítrio está no controle de Deus pois foi Ele quem o entregou. Ele é soberano sobre tudo e sobre todos.

Ef 1:3-14 “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência, desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu, como as da terra; nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.”

Duas palavras nesse versículo nos ajudam a compreender o tema da vontade de Deus:

1. Conselho: uma deliberação cuidadosa levando a um plano e propósito firmes. Ele fará uso de cada acontecimento para cumprir os Seus desígnios: “Pois até a ira humana há de louvar-te; e do resíduo das iras te cinges.” Sl 76:10. Tudo responde ao Seu controle.

  • Seus propósitos são imutáveis: “Por isso, Deus, quando quis mostrar mais firmemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento, para que, mediante duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, forte alento tenhamos nós que já corremos para o refúgio, a fim de lançar mão da esperança proposta;” Hb  6:17-18
  • Seus propósitos são irresistíveis: “Tu, porém, me dirás: De que se queixa ele ainda? Pois quem jamais resistiu à sua vontade? Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim?” Rm 9:19-20

2. Vontade: Paulo afirmou que o conselho de Deus está baseado na Sua vontade. A vontade de Deus se refere tanto ao desejo dEle a respeito do que devemos fazer, como a Sua própria decisão a respeito do que nós faremos. Deus sempre tem um plano e o controle. Contudo, Deus não viola o livre-arbítrio do homem. Sabemos que Ele gostaria que todos fossem salvos! Esse é o Seu desejo, mas Ele também sabe que nem todos serão salvos, já que Deus decidiu entregar o livre arbítrio ao homem (um Pai que deseja filhos que escolheram ser Seus filhos). De semelhante modo, Deus gostaria que todos os crentes descobrissem e seguissem o plano dEle conforme a Sua vontade, mas aceita a decisão de cada um. Entenda que Deus fará o uso de todas as coisas, as boas ou as ruins, para cumprir propósitos derradeiros do coração dEle. Isso significa que Deus está no controle de tudo.

As Pequenas Decisões

Se Deus é um Deus de “todas as coisas”, então Ele cuida de tudo em nossas vidas. Até que ponto devemos incluir Deus em nossas decisões, considerando que são inúmeras, grandes e pequenas, ao longo de 24 horas? Será que Deus se importa com a cor das meias que estou usando? É exatamente isso! Veja bem, Deus não se preocupa com a cor de suas meias, ELE SE IMPORTA. Isso significa que Ele deseja se envolver em tudo o que você realiza – absolutamente tudo, pois nosso Deus é um Deus relacional. Ele se importa com você nos mínimos detalhes. Ele deseja ardentemente participar de sua vida.

Talvez nós corramos para Deus diante de decisões drásticas como com quem casar, onde trabalhar, trocar ou não de emprego, de casa, de cidade… Dessas decisões, certamente não abrimos mão de buscar o bom conselho de Deus, já que sabemos do risco que corremos, caso tomemos a decisão errada. Será que incluímos Deus apenas em grandes decisões, quando sabemos que há grande risco, mas não o consultamos para pequenas coisas, em que não há risco algum? Estamos, de fato, investindo em um relacionamento com nosso Deus?

  • Sl 121:8 “O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.” Ou seja, se importa conosco em todo tempo.
  • Sl 139:1-5 “SENHOR, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda. Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão.” Ele esquadrinha o teu andar em todo tempo. Busque ter esta consciência e você terá seus dias transformados.
  • Jó 31:4 “Ou não vê Deus os meus caminhos e não conta todos os meus passos?” Sim, Ele conta até mesmo os nossos passos, Ele é detalhista em andar conosco.
  • Is 58:11 “O SENHOR te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam.” Esse é o amor de nosso Deus!
  • Mt 10:29-31 “Não se vendem dois pardais por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai. E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados. Não temais, pois! Bem mais valeis vós do que muitos pardais.”

Deus está interessado em cada detalhe de nossas vidas! Até mesmo quantos fios de cabelo temos ou a cor das nossas meias. “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Rm 8:28

Alguns crentes podem passar por circunstâncias e achar que elas estão fora do controle de Deus ou que Ele não se preocupa com suas dificuldades. “Não sabia que isso acontecia com crente…” Você já se deparou com pensamentos deste tipo? Mas nada escapa do controle de Deus e tudo coopera para o bem dos que amam a Deus, mesmo que isso pareça algo distante da realidade.

Somos chamados a viver na liberdade do Espírito até mesmo nas coisas triviais. Aprenda a ouvir Deus nas pequenas coisas do seu dia a dia, e quando você precisar escutar a Sua voz para coisas maiores, seu ouvido já estará familiarizado com a voz do seu Bom Pastor.

Pv 3:5-6 “Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.”

Reconhecê-Lo é, literalmente, dar-Lhe atenção, considerá-Lo, tomar consciência da Sua presença, reconhecer que Ele está ao nosso lado em todos os nossos caminhos. Você diria que tem consciência de que Ele está pronto a lhe ajudar nos mínimos detalhes? O Espírito Santo está em nós e pronto para direcionarmos em todo o tempo, mas precisamos ter ciência disso, reconhecendo-O em todo o tempo.

Muitas vezes a ansiedade pode tomar o nosso coração por termos uma expectativa inquieta sobre o futuro. Porém, ao mesmo tempo, podemos não estar dispostos a abrir o coração e buscar a consciência da Presença do Senhor ao nosso lado no tempo presente (hoje).

Fp 4:6-7 “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.”

Fale com Deus a respeito daquilo que lhe traz peso ou dúvida ao coração, e Ele lhe dará a paz que você precisa. Deus quer que cultivemos o hábito de levar todos os nossos problemas a Ele.

1Pe 6:7 “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” Papai não quer fazer coisas PARA você, Ele quer fazer COM você.

Podemos perder alguns dos acontecimentos mais relevantes do plano de Deus para nós se não desenvolvermos uma nova maneira de viver, uma nova mentalidade que diga: “Senhor, reconheço que o Senhor está comigo em tudo que eu faço. Como quer que eu viva hoje? Oriente-me a cada passo”.

Cl 1:9-10 “Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus;”

Cada detalhe minúsculo pode ser exatamente como Ele deseja. Reconheça-o em tudo! Partilhe tudo com Ele! Deixe que Ele participe do que você faz. Se esperamos que Deus nos oriente nas escolhas difíceis da vida, precisamos reconhecê-Lo agora nas coisas rotineiras!

Deus abençoe a sua vida!

Alexandre Paz

Assista ao culto completo pelo Youtube: