No momento você está vendo Sem santidade ninguém verá a Deus

Sem santidade ninguém verá a Deus

Baseado no culto do dia 07/07/24

O convite do Senhor é “Seja santo, porque Eu sou santo” (Levítico 19:2), enquanto o mundo, que deseja tomar espaço dentro da igreja, apela a flexibilizações do Evangelho erelativisação das verdades bíblicas. 

A sutileza e a astúcia do diabo não são condições que ele adquiriu ontem, mas ao longo de toda a sua existência e, de forma intencionalmente maligna, mais apuradamente a partir do momento em que o homem (escolhido pelo Pai para ser a Noiva de Cristo e reinar ao Seu lado) foi criado. Esse ódio faz com que Satanás busque sempreplantar sementes de engano no coração do homem, fazendo-o negociar sua santidade pouco a pouco, até que este esteja, assim como ele, em profundas trevas.

Uma teologia relativista é um perigo gigantesco que tem potencial de fazer com que o homem pareça estar próximo de Deus quando há, na verdade, um abismo de distância. 

Não ameis o mundo, nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente. 1João 2:15

A Palavra de Deus é clara e totalmente atual para os dias que vivemos: não devemos amar o mundo nem o que há nele. O texto refere que não devemos amar o sistema de valores e desejos que o mundo propõe, pois se opõem aos valores de Deus e Seu Reino. 

A palavra “concupiscência” significa “desejo”. É legítimo termos desejos, mas o que a Palavra nos orienta é que o nosso desejo esteja sujeito ao Senhor: Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração.” Salmos 37:4. Não há problema em ter desejos no coração; o problema está em nos misturarmos com os valores do mundo e da carne, entrando em um “namoro” com o mundo, de modo que outros desejos começam a ser despertados.

Se amamos o mundo, servimos o mundo. Se amamos a Deus, servimos a Deus. Estamos neste mundo, mas não pertencemos a ele, portanto, não devemos nos apegar ou nos conformar a ele (Romanos 12:2). 

A verdade é que aqueles que não tomarem essa decisão pela santidade poderão, em algum momento, apostatar da fé. A apostasia é um dos sinais do fim dos tempos e significa literalmente “virar as costas para o Evangelho da cruz”.

Amar o mundo significa aceitar e se submeter ao sistema de valores e desejos que se opõem ao Senhor. A santidade é um chamado para a separação espiritual dessas influências corruptas e pecaminosas que o mundo oferece. “Ser santo” e “ser feliz” não estão em posições antagônicas, mas ser santo deve ser mais importante do que fazer o que “me parece que me fará feliz”.  

O amor ao mundo (seu sistema e valores) é incompatível com o amor aDeus. Quem se deixa dominar pelos desejos mundanos não poderá experimentar a plenitude do amor de Deus. Amar a Deus deve ser uma prioridade extrema em relação ao mundo.

João cita três principais categorias de pecado que o mundo deseja gerarem nós:

1) a concupiscência da carne: desejos e prazeres sensuais e físicos que se opõem à vontade de Deus.

2) a concupiscência dos olhos: desejo de possuir o que vemos, cobiça, inveja.

3) a soberba da vida: orgulho, arrogância, busca de status e reconhecimento baseado em realizações terrenas.

Vemos estas tentações com grande frequência da seguinte forma (veja o contraste):

 O que o mundo dizO que a Bíblia diz
1.DINHEIROquanto mais dinheirovocê tem, mais feliz você seráPorque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.” 1 Timóteo 6:10
2.SEXOquanto mais pessoas você se envolver, mais você desfrutará deste prazer“Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.” 1 Coríntios 6:18-20
3.PODERsua vida tem mais valor quando você conquistapoder socialSabeis que os governadores dos gentios os dominam, e os grandes exercem autoridade sobre eles. Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. Mateus 20:25-28

Não brinque com o pecado. Se você não quer pecar, fuja dele. Evite situações de risco. Em 1 Tessalonicenses 5:22, Paulo instrui: Abstende-vos de toda forma de mal. O mundo não tem compromisso com a Palavra de Deus, nem com a santidade. Portanto, caminhe com os olhos em Cristo e na eternidade com Ele, evitando o flerte com o pecado. Em 1 Pedro 5:8 lemos: Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar.

Amar o mundo significa ter sua vida guiada pelos valores do mundo. Deus deseja abençoá-lo e levá-lo longe, mas mais do que isso, Ele trabalha para garantir a sua presença ao lado dEle na eternidade. Deus sabe quando a busca por Ele é unicamente com uma intenção de troca. Não há problema em buscar em Deus avanços em todas as áreas, inclusive na busca por prosperidade financeira (dinheiro), avanços profissionais (poder) e bençãos em sua intimidade conjugal (sexo). Deus deseja te abençoar em todos esses sentidos! O problema é servir ao mundo de modo a conduzir a vida neste sentido, servindo a Mamom ou a outros deuses. Muitos querem ter um lugar de destaque na sociedade para serem respeitados e admirados. No fundo, buscam louvor da sociedade, reconhecimento e respeito por alcançar “troféus” segundo o que o mundo valoriza, achando que isso garantirá a felicidade. 

Para ser respeitado você precisa de um caráter transformado a ponto de receber o maior de todos os reconhecimentos: o de ser um homem de Deus. Com um bom caráter, nada lhe faltará. É claro que você deve buscar inteligência financeira, mas sua vida não pode ser pautada por dinheiro, poder ou outras moedas do mundo. Você deve ser conduzido pelo Espírito Santo.Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” Mateus 6:33.

A soberba da vida tenta atrair aqueles que buscam um lugar de destaque e poder. É impressionante a quantidade de situações que surgem dentro da igreja por causa disso. Jesus escolheu Seus 12 discípulos não para dar-lhes posição, mas para treiná-los e discipulá-los. Se você deseja treinamento, há muitos líderes prontos para ajudar. Não veja isso como uma posição de glória, mas como uma participação nas angústias e desafios do ministério.

Reparai, pois, na vossa vocação, irmãos: não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento. Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. Deus escolheu as coisas humildes do mundo e as desprezadas e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são. 1 Coríntios 1:26-28

Deus não está interessado nas riquezas, sabedoria ou poder humano. Ele escolhe os humildes e desprezados para mostrar Sua glória. O Senhor deseja que entreguemos nosso “nada” a Ele, pois em Suas mãos podemos ser tudo. Os que se apoiam em diplomas, recursos ou status terrenos, não entendem a verdadeira medida de Deus. 

Aquele que está sendo engolido pelo mundo não permanecerá, mas quem se rende ao Senhor de coração e decide pela transformação de vida, colherá frutos eternos. Vimos no texto inicial que o apóstolo João afirma que os que assim procedem, abstendo-se dos valores passageiros do mundo e buscando a vontade do Pai, permanecerão eternamente (1João 2:15). 

Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser o dia perfeito.” Provérbios 4:18

O justo é aquele que é justificado pela fé. A vereda do justo não começa totalmente clara, mas é processual, como a luz da aurora que vai clareando até se tornar dia perfeito. O caminho do justo começa com uma pequena luz, que vai clareando gradualmente até alcançar o meio-dia, quando o sol está no seu ponto mais forte.

Você não precisa ter todas as respostas agora – tenha consciência disso, você está num processo lindo! Em sua jornada com o Senhor, seucaminho irá se clarear gradualmente. A vida se tornará mais organizada, perfeitamente ajustada à vontade de Deus à medida que você abrir seu coração para uma transformação segundo os padrões de santidade dEle, o que te diferenciará deste mundo. Isso não significa ausência de dificuldades, mas a certeza de estar caminhando na vereda do justoproposta por Aquele que o justifica. Jesus é o sol da justiça que traz luz ao seu caminho e clareza para todas as suas ações. 

Deus abençoe a sua vida!

Alexandre Paz

Assista ao culto completo pelo link