No momento você está vendo A decisão de acabar com as pendências

A decisão de acabar com as pendências

(Palavra ministrada no culto de 18/09, Ap. Alexandre Paz)

Qual é o melhor dia para mudanças verdadeiras?

O HOJE é o único dia possível. Nem ontem nem amanhã estão na nossa linha de ação. Podemos refletir e aprender com o passado e planejar o futuro, mas somente o hoje está em nosso (suposto) controle.

Como você tem gerenciado o seu HOJE?

“Naqueles dias, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; veio ter com ele o profeta Isaías, filho de Amoz, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás. Então, virou Ezequias o rosto para a parede e orou ao Senhor, dizendo: Lembra-te, Senhor, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração, e fiz o que era reto aos teus olhos; e chorou muitíssimo. Antes que Isaías tivesse saído da parte central da cidade, veio a ele a palavra do Senhor, dizendo: Volta e dize a Ezequias, príncipe do meu povo: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; eis que eu te curarei; ao terceiro dia, subirás à Casa do Senhor. Acrescentarei aos teus dias quinze anos e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e defenderei esta cidade por amor de mim e por amor de Davi, meu servo. Disse mais Isaías: Tomai uma pasta de figos; tomaram-na e a puseram sobre a úlcera; e ele recuperou a saúde.”

2 Reis 20:1-7

Se o texto afirma que Deus instruiu o rei Ezequias a colocar sua casa em ordem antes de morrer, não poderíamos dizer, de semelhante modo, que ele deveria colocar sua casa/vida em ordem para seguir vivendo (e melhor!)? Sua desordem poderia ser a causa da morte —embora o texto não nos diga isto.

O fato é que a notícia, da parte de Deus, ao rei Ezequias, era dividida em dois fatos:
1º) morrerás
2º) tua casa está em desordem —coloque “as coisas no lugar”.
Se Deus traz esta instrução àquele que está sem expectativa de futuro, muito mais a nós, que não temos decreto de morte, mas uma expectativa de vida longa no Senhor!

Não podemos colocar nossa “casa em ordem” ontem, nem amanhã. Mas o Senhor, hoje, trará revelação a respeito da urgência e da importância de você exercer com excelência a boa mordomia quanto ao tempo presente e o quanto sua casa deve estar sendo colocada em ordem.

Há um relato de homens que tomaram pequenas porções de veneno e não morreram. Foram aumentando gradativamente as porções de modo a fazer com que o corpo lentamente se adaptasse e criasse resistências. Adestraram o corpo a tomar o veneno sem que ele fosse diretamente responsável pela morte, embora tenha trazido sérios efeitos colaterais que acabaram gerando a morte. Esse fato nos faz refletir sobre o quanto, por vezes, podemos viver situações de modo a permitirmos que pequenas e discretas doses de “venenos letais” entrem em nossas vidas sem que façam grandes estragos imediatos. Vamos nos acostumando com pequenas doses até que nos damos conta de que ingerimos e absorvemos quantidades cavalares. As doses aumentadas “homeopaticamente” dificilmente são percebidas como prejudiciais, porém, são responsáveis por sérios efeitos colaterais que muito facilmente levam à morte. Em outras palavras, a causa primeira da morte não é o veneno, mas um efeito colateral que encobre a real causa da morte.

O corpo gera certa resistência para conviver com o mal que está sendo implantado e absorvido sem que percebamos. O mal entra sutilmente em nossas vidas para que não apresentemos resistências. Até que nos acostumamos com ele e, aparentemente, tudo segue bem. Até que o fim repentino chega sem avisar. É desta forma que o diabo chega e propõe situações, problemas, disfunções, pequenos grilhões, mínimas dúvidas, discretos desconfortos que começam a se acumular interiormente sem que tenhamos consciência. Assim o mal se instala para trazer danosas sequelas e conduzir à morte.

Vemos que Deus não se moveu pela dor do rei Ezequias, mas por seu clamor e lágrimas. Isto é o que move a mão de Deus a nosso favor, mesmo diante de um decreto de morte. Diante disto, Isaías, como profeta do Senhor, anunciou o que o Senhor faria na direção do rei:
1º) “te curarei”
2º) “no terceiro dia subirás à casa do Senhor”
3º) “te acrescentarei 15 anos de vida”
4º) “trarei livramento contra o rei da Assíria”
Depois disto anunciado, uma simples pasta de figos foi o material natural utilizado para que o sobrenatural acontecesse: a cura do rei.

Deus é um deus de ordem. Ao mudar o decreto, Deus anunciou um plano de ação para assegurar que o rei tivesse condições de colocar a sua casa em ordem. Até mesmo deu a instrução a respeito da pasta de figos que seria usada para a cura.

Procrastinação é um dos males deste século. O procrastinador não é somente o que deixa para depois, mas aquele que não tem consciência do AGORA. Houve um fator externo que motivou Ezequias a olhar para sua realidade e buscar solução com urgência: um decreto de morte bateu à sua porta e tudo mudou. De repente, tudo passou a ter novo sentido e valor, e o que realmente importava ficou claro aos seus olhos. Imediatamente (no “HOJE”) o rei clamou a Deus e, antes mesmo que o profeta saísse do pátio do palácio, Deus mudou o decreto. Ezequias não ficou levantando hipóteses sobre o porquê, conjecturando, pensando nas causas que poderiam ter trazido aquele decreto mas, como primeira de todas as ações, clamou a Deus que ouviu o seu clamor e mudou seu destino.

Há quem lance a sua felicidade para um futuro condicional. Exemplo disto: “quando eu casar…”, “quando eu terminar meus estudos…”, “quando eu tiver mais tempo…”, “quando eu pagar todas as minhas dívidas”… Essas pessoas vivem um “hoje” de indefinições e poucas ações já que a condição ideal ainda não chegou. Como você pode viver o melhor que o Senhor projetou a você no tempo presente? Quem poderá dizer com certeza que chegaremos no amanhã? Para o procrastinador, por exemplo, o amanhã é um dia que nunca chega. Ele projeta o futuro na condicional de situações, de pessoas, de oportunidades e até mesmo de decisões que nunca acontecem (porque precisam acontecer no hoje). Essa espera pelo amanhã angustia e faz a pessoa perder as oportunidades do presente pois sempre projeta para frente o dia em que a felicidade vai chegar. O futuro só vai melhorar se você tiver uma visitação do Senhor hoje.

Hoje é o dia de clamarmos. Hoje é o dia de buscar a face do Senhor. Hoje é o dia de decidirmos nos mover de modo diferente a vivermos o melhor que o Senhor tem para nós. Não é na próxima segunda-feira, não é na virada do ano, não é depois das eleições. É hoje. A todo instante estamos vivendo o agora e decidindo nosso futuro a partir de decisões, sejam elas acertadas ou não.

Jonas recebeu a missão de levar uma palavra a Nínive para que houvesse arrependimento. Ele desobedeceu e fugiu, escondendo-se no fundo de um navio. Sobreveio, porém, uma forte tempestade enviada pelo próprio Deus em resposta à sua desobediência. Então, lançado no mar, Jonas foi parar no ventre de um grande peixe. Ele era um profeta desobediente e Deus precisou tratar com ele até que se arrependesse e cumprisse a missão dada. Deus usou a tempestade, o barco, o grande peixe e tudo o que foi preciso para corrigir a rota do profeta. Deus faz isso conosco também quando necessário por amor a nós, para que nos arrependamos e voltemos ao propósito. A pergunta dos homens no barco era “por QUEM veio este mal a nós?”. Jonas não valorizou a revelação do presente e tentou fugir dela, como se não fosse com ele. Porém, diante da tempestade, no porão daquele navio, os homens se perguntavam: “por quem nos sobreveio este mal?”. Deus sempre nos encontra. Não adiante empurrarmos para um amanhã ideal que nunca chega aquilo que Deus nos comissionou a fazer hoje. Jonas, ao alcançar o arrependimento no ventre do peixe, clamou ao Senhor e Ele o ouviu e o tirou daquele profundo vale, dando-lhe nova oportunidade para cumprir o propósito.

“Nós vos ordenamos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que ande desordenadamente e não segundo a tradição que de nós recebestes; pois vós mesmos estais cientes do modo por que vos convém imitar-nos, visto que nunca nos portamos desordenadamente entre vós, nem jamais comemos pão à custa de outrem; pelo contrário, em labor e fadiga, de noite e de dia, trabalhamos, a fim de não sermos pesados a nenhum de vós; não porque não tivéssemos esse direito, mas por termos em vista oferecer-vos exemplo em nós mesmos, para nos imitardes. Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: se alguém não quer trabalhar, também não coma. Pois, de fato, estamos informados de que, entre vós, há pessoas que andam desordenadamente, não trabalhando; antes, se intrometem na vida alheia. A elas, porém, determinamos e exortamos, no Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando tranquilamente, comam o seu próprio pão.”

2 Tessalonicenses 3:6-12

Paulo orientou o povo de Deus que vivia na cidade de Tessalônica a ter ordem em sua vida. Paulo trazia um padrão de vida segundo os preceitos do Senhor e trouxe essa influência sobre os povos onde ele ia implantando o Reino de Deus. Ele pontuava o quanto a igreja deveria influenciar as pessoas do mundo, mas também o quanto deveriam andar aproximadamente somente daqueles que, igualmente, têm as suas vidas ordenadas, para que seja estabelecido este padrão do Reino sobre a terra. Colocar a casa em ordem dá trabalho, viver de forma organizada também. Deus permite algumas tempestades e notícias ruins em nossas vidas para que possamos viver o propósito “com a casa organizada”. Apesar de trabalhoso e de demandar concentração e foco, é neste ambiente que Deus atua e nos dá livres condições de vivermos o propósito sem sobressaltos e angústias. Este é o padrão de Deus para Seus filhos. Não que os desafios não nos alcancem, mas quando eles chegam, são propositivos para nos conduzir a um bom destino. Viver com a vida organizada não é para quem tem sorte, mas é para quem trabalha para isto.

O rei Ezequias teve o decreto de morte alterado, mas tinha uma direção clara de que deveria, então, trabalhar para colocar a sua casa em ordem. De imediato clamou a Deus! Essa foi a sua primeira e mais importante atitude mas, diante da vida, tinha um plano para agir, trabalhando para colocar sua casa em ordem e vencer os inimigos.

A procrastinação e a preguiça geram insatisfações, angústias e desordem na vida, muitas vezes levando a pessoa à desistência. A preguiça é pecado e tem poder inclusive de afastar a pessoa de Deus. Quanta coisa ruim provêm desta pequena porção de veneno que poder ter acesso à sua vida. O único dia criado por Deus para mudar isto se chama HOJE.

Em Êxodo 8 temos o relato da segunda praga no Egito, em que as rãs invadem todo o território e estão em toda parte. Foi um verdadeiro caos. Faraó, ao chamar Moisés para que intercedesse a Deus pelo fim daquela praga, foi questionado por Moisés: “quando desejas que eu interceda neste sentido?”. A isto faraó respondeu: “amanhã”.

Hoje é o dia em que Deus deseja responder ao teu clamor para fazer cessar toda a praga. Decida hoje parar de se alimentar com pequenas porções de veneno. Decida hoje remover de sua vida todas as rãs que te impedem de viver o propósito. Decida acabar com as pendências que foram procrastinadas até o dia de hoje. Decida hoje colocar sua casa em dia e comece colocando em ordem o seu coração, removendo de lá todas as pragas e “venenos” que estiveram entrando sutilmente num território santo (sua vida) que foi comprado por um alto preço por Jesus na cruz. Não se acostume com as rãs em seu território.

Deus abençoe a sua vida!

Ap. Alexandre Paz

Assista ao culto completo pelo Youtube: