(Palavra ministrada no culto de 04/12/2022)
“Então, veio o Anjo do Senhor, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o pôr a salvo dos midianitas. Então, o Anjo do Senhor lhe apareceu e lhe disse: O Senhor é contigo, homem valente. Respondeu-lhe Gideão: Ai, senhor meu! Se o Senhor é conosco, por que nos sobreveio tudo isto? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém, agora, o Senhor nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas. Então, se virou o Senhor para ele e disse: Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu?”
Juízes 6:11-14
Gideão não era um homem corajoso. Pelo contrário, pelo que indica o texto era bastante covarde. Ele estava com medo, sentindo-se ameaçado pelos midianitas, a ponto de malhar o trigo num lagar (tipo de barril onde se esmagam as uvas para fazer o mosto) ao invés de malhar o trigo na eira. A eira era uma construção arredondada e ampla e, portanto, fixa, enquanto o lagar era algo que poderia ser transportado de um lugar para o outro. Como estava escondendo-se dos inimigos midianitas, é provável que Gideão estava malhando o trigo num esconderijo, tendo levado consigo o lagar.

Lagar para uvas. Eira para o trigo.
É importante compreendermos o sentimento que Gideão carregava neste momento. Estava com medo dos inimigos que eram uma grande ameaça a ele e ao seu povo. Neste momento, um anjo enviado do Senhor chega para mudar o decreto sobre a sua vida: “O Senhor é contigo, homem valente.”. A resposta de Gideão revela o quanto ele carregava “faturas” em relação a Deus, praticamente dizendo “se o Senhor é comigo, onde estão os milagres?”. Gideão queria ver Deus movendo Sua mão poderosa, agindo e livrando seu povo como havia acontecido na época dos seus antepassados. Ele questionou o porquê de seu povo estar passando por aquela situação e por qual motivo Deus não estava agindo. Por que estavam sendo envergonhados e não viam o sobrenatural de Deus naquela situação? O anjo, no entanto, inclui Gideão na resposta de Deus àquele povo, naquela situação específica.
Certamente Gideão foi surpreendido com aquela resposta que, em outras palavras, desafiava-o dizendo “seja você o milagre de Deus no meio desta situação; ao invés de lamentar e se esconder, faça parte daquilo que o Senhor quer gerar nesta terra”. O anjo trouxe a resposta de Deus, mas não era o que Gideão esperava. A resposta não veio fazer carinho às dores de Gideão, mas veio impulsioná-lo a agir em consonância com o desígnio de Deus para o livramento do povo.
Diante deste desafio proposto, Gideão precisou se posicionar: ou seria um chorão ou seria um libertador, um agente de milagres. Chegara a hora de tomar a decisão e avançar.
“E ele lhe disse: Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai. Tornou-lhe o Senhor: Já que eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fossem um só homem.”
Juízes 6:15,16
O “sim” de Gideão o deixaria a um passo de mudar o destino de sua nação a partir da mudança de destino e decreto sobre sua vida pessoal. Até então sua autoestima era baixa. Autodenominava-se pobre e o menor de sua casa. Porém, o novo decreto para aquele homem tinha uma origem: “Já que estou contigo…”. Este componente mudaria tudo, não somente o seu interior, mas também o destino do povo, porque o Deus de Abraão, Isaque e Jacó estava com ele.
Deus não tem problema com o “como”. O foco do Senhor estava em resolver o problema e precisava mover a visão de Gideão para que este deixasse de se lamentar e cresse no “como” de Deus para trazer a solução. Há pessoas que, muitas vezes, estão tão focadas no problema que não estão prontas para receber o anjo. Se o anjo batesse à sua porta hoje, você estaria pronto para recebê-lo e ouvir um comissionamento que lhe incluísse na resposta do problema, ou você está focado apenas no lamento?
Se você está orando, esteja pronto para receber a resposta que já está a caminho. Hoje, não é mais necessário que um anjo se desloque até nós pois carregamos a Fonte em nosso interior. O Espírito Santo do vivo Deus habita em nós! Carregamos a fonte que gera todas as mensagens que Deus deseja conduzir a nós. Você está pronto para deixar a posição de vítima e assumir o protagonismo da história a partir da resposta que o Senhor lhe trará? Saiba que as respostas de Deus sempre nos desafiam. Pronto para o desafio?
A vitória não chegaria se Gideão e aqueles homens não se dispusessem a fazerem a sua parte conforme as orientações de Deus. Quando Deus dá direção, Ele sempre provisiona a vitória mediante o “sim” de cada um.
“Então, Jerubaal, que é Gideão, se levantou de madrugada, e todo o povo que com ele estava, e se acamparam junto à fonte de Harode, de maneira que o arraial dos midianitas lhe ficava para o norte, no vale, defronte do outeiro de Moré. Disse o Senhor a Gideão: É demais o povo que está contigo, para eu entregar os midianitas nas suas mãos; Israel poderia se gloriar contra mim, dizendo: A minha própria mão me livrou. Apregoa, pois, aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for tímido e medroso, volte e retire-se da região montanhosa de Gileade. Então, voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram.”
Juízes 7:1-3
Ahhh… Como Deus conhece o coração do homem! Ele sabia que, diante de um exército numeroso, o homem poderia entender que a vitória havia chegado pela força e coragem daqueles valentes. Deus desejava garantir que todos soubessem que a vitória vinha de uma manifestação sobrenatural de Seu poder. O milagre que Deus tem para a sua vida precisa, realmente, ter cara de milagre. Ele deseja deixar evidente a todos que a vitória vem pelo agir de Suas mãos. Deus desejava receber a glória e, ainda mais, aproveitar a situação para revelar quem Ele é para o Seu povo, manifestando o Seu poder em uma situação de crise e gerando dependência e confiança nEle.
Os maiores milagres serão vistos por nós diante das maiores impossibilidades. É neste campo que o Senhor ama se mover. O milagre vai acontecer quando você estiver numa grande desvantagem. O Senhor está atento às áreas de sua vida com maior escassez, com maior timidez, que geram maior medo. É ali que Ele quer gerar milagres. Portanto, não se preocupe, sua impossibilidade é o campo de atuação do nosso Deus! Tenha coragem de olhar para estas áreas e seja encorajado, sabendo que Ele diz: “Já que estou contigo… vencerás!”.
“Disse mais o Senhor a Gideão: Ainda há povo demais; faze-os descer às águas, e ali tos provarei; aquele de quem eu te disser: este irá contigo, esse contigo irá; porém todo aquele de quem eu te disser: este não irá contigo, esse não irá. Fez Gideão descer os homens às águas. Então, o Senhor lhe disse: Todo que lamber a água com a língua, como faz o cão, esse porás à parte, como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber. Foi o número dos que lamberam, levando a mão à boca, trezentos homens; e todo o restante do povo se abaixou de joelhos a beber a água. Então, disse o Senhor a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam a água eu vos livrarei, e entregarei os midianitas nas tuas mãos; pelo que a outra gente toda que se retire, cada um para o seu lugar.”
Juízes 7:4-7
Assim, foi com esses trezentos homens que Deus deu a vitória a Seu povo diante dos midianitas. Podemos distinguir os meninos dos homens, os carnais dos espirituais, os infantis dos maduros, pela maneira como eles se portam diante da fonte. É nesse lugar, representado aqui pela fonte, que Deus seleciona e dá as estratégias necessárias para vencermos cada batalha. O resultado desta seleção e da estratégia dada por Deus, foi que os inimigos se autodestruíram, aniquilando-se mutuamente diante dos olhos do exército de Gideão.
É tempo de crermos e buscarmos as respostas na Fonte. Temos acesso a essa Fonte todos os dias e é de lá que virão todas as repostas das quais necessitamos. A partir do encontro com o anjo, Gideão abandonou a postura vitimista e queixosa e se prontificou a agir segundo as orientações de Deus, colocando-se como parte da resposta que Deus estava enviando ao povo.
Temos em nós uma fonte de águas capaz de nos alimentar e nos purificar todos os dias. Uma fonte de direções e estratégias para vencermos inimigos e desatarmos milagres onde as possibilidades se acabam. Você sabe se portar diante da Fonte? Sabe beber da fonte e seguir atento ao que acontece à sua volta?
Deus tem nos falado sobre o que Ele deseja fazer ainda antes do final deste ano. Vamos relembrar:
1º) Talvez você esteja no grupo de pessoas que acredita que tenha parado no tempo ou que tenha perdido o tempo de visitação. A este grupo Deus trará um tempo de grande aceleração daquilo que é projeto dEle. Ele vai te colocar em VISIBILIDADE. Deus tirou Gideão de detrás de um lagar onde malhava trigo para ser um general de guerra; tirou Davi de detrás das malhadas para ser um rei; tirou Moisés de uma estrutura idólatra para ser um libertador. Um dia Deus chamou Abraão, tirou-o de sua parentela e disse “Eu engrandecerei o teu nome”. Deus irá levantar pessoas com visibilidade na sociedade para fazerem diferença em sua geração, levando salvação. Hoje Ele irá tirar toda covardia que pode ainda haver no seu coração. É tempo de aceleração!
2º) Talvez você esteja no grupo de pessoas que Deus mudará radicalmente o projeto, trazendo nova perspectiva, abandonando o velho para iniciar o novo. Deus deseja que você revise o que tem feito e no que tem investido a sua vida. Há projetos que passarão por mudanças radicais! É tempo de clareza!
3º) Ou talvez você esteja no grupo que receberá a direção que faltava da parte de Deus, dando sentido, propósito e direção a sua vida. Não havia projeto, não havia perspectiva, mas o Senhor colocará algo relevante nas mãos destes. Da tua bagunça Deus fará o teu ministério. Da tua escassez Deus fará a tua provisão. Deus te dará um “mapa” claro para que você tenha clareza para onde deve caminhar.
Independentemente de a qual grupo você pertence, saiba que Deus conta com cada um de nós para que a Sua Glória se estabeleça sobre a terra. Ele decidiu que fosse assim e, por isso, conta contigo. Os milagres produzirão em sua vida visibilidade e te trarão refrigério, mas o objetivo final dos milagres é manifestar a glória de Deus sobre a terra para que o Seu nome seja glorificado.
Que a fonte de Deus comece a fluir em sua vida, trazendo respostas, direções e te encorajando a levantar-se e avançar!
Deus abençoe sua vida!
Alexandre Paz
Assista ao culto completo pelo YouTube: