No momento você está vendo O Papel Bíblico Da Mulher Na Família

O Papel Bíblico Da Mulher Na Família

“As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido.”

Efésios 5:22-24

Esse é um tema polêmico e bem desafiador porque geralmente é muito mal interpretado. A família é uma ideia de Deus e Ele mesmo estabeleceu funções específicas para cada um dentro dela. Fica difícil compreender que o próprio Criador dos céus e da terra faria alguma coisa sem propósito. Então foi Deus quem criou o homem, da sua costela fez a mulher e os tornou fecundos. Assim Ele fez nascer uma família. Independente de interpretações adversas, assim Deus os criou. A concordância ou não desses fatos não mudam os fatos. Quando Deus criou a família, também comissionou aqueles que participam dela.

Iniciarei falando sobre as mulheres porque nessa ordem o texto bíblico nos apresenta as instruções. Então, a missão inicial da esposa é a submissão ao próprio marido como cabeça da mulher. Estamos vivendo num tempo desafiador onde estar submisso a alguém parece significar humilhação. Nossa sociedade vive, de maneira geral, uma rebeldia velada. Há muita dificuldade de submissão dentro das casas, da igreja, das empresas, do trânsito, das instituições, aos governos… Enfim, parece que submeter-se a alguém é estar sendo, de certa forma, abusado por alguém.

Mas o que é submissão? No sentido bíblico é estar subordinado a uma missão e, especificamente aqui, estou falando de uma missão familiar. Isso realmente não deveria ser motivo de crise para ninguém a não ser que não identifique a missão. E aqui está o ponto de quebra. Qual é a missão para nossa família? Para onde estamos caminhando? Acredito que muitas mulheres ainda não foram despertadas nesse aspecto porque ainda não encontraram um sacerdote dentro de casa. Ficam perdidas e com dificuldade de se submeter ao marido numa missão que não está clara e não faz sentido para ela, dentro de uma missão familiar.

“Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos, a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada.”

Tito 2:3-5

Aqui, o texto das mulheres idosas me chama a atenção para a denominação “mestras do bem”. Sempre se espera de alguém que já tenha percorrido mais tempo na jornada da vida, maior maturidade. Mas infelizmente, muitas vezes vemos mulheres que já deviam ser “mestras” do bem sendo um verdadeiro contratestemunho na vida da igreja.

A Palavra de Deus convida a mulher a descobrir e assumir seu papel dentro da família conforme o padrão da palavra.

Você tem consciência do seu papel dentro da família?

Você tem clareza da missão familiar que foi entregue ao seu sacerdote? Qual decisão você precisa tomar hoje para pacificar os relacionamentos dentro da sua casa?

Forte abraço!

Ap. Alexandre Paz