Palavra ministrada dia 09/04/24 – Rede de Mulheres
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio” Salmo 90:12
O que significa contar os dias?
A oração do salmista poderia ser traduzida por: “Senhor, ensina-nos a olhar para o momento em que vivemos com discernimento e sabedoria.” Compreender a estação de Deus que vivemos nos conduzirá a um caminho de sabedoria.
“dos filhos de Issacar, conhecedores da época, para saberem o que Israel devia fazer; duzentos de seus chefes e todos os seus irmãos sob suas ordens” 1 Crônicas 12:32
A tribo de Issacar era reconhecida por sua habilidade em discernir os tempos, não no sentido cronológico, mas no sentido do tempo de Deus, o kairós. O tempo de Deus é diferente do nosso. O cronos é o tempo que controlamos, como a hora do dia, dias da semana, meses do ano. O kairós, por outro lado, é o tempo de Deus, Sua estação, que pode estar conectado ao nosso tempo, mas não é sincronizado com ele pois funciona com outra “lógica”. Por exemplo, podemos virar o ano e continuar vivendo a mesma estação espiritual.
Qual é a estação, o kairós de Deus, que você está vivendo no tempo presente?
O kairós está diretamente relacionado com o que Deus está realizando no coração. É um tempo com propósito específico da parte de Deus. O que Deus tem te mostrado ultimamente e quais são os desafios do seu coração?
Temos necessidade de discernir o tempo em que vivemos, pois isso permite avançar da estação atual para a próxima com mais tranquilidade e com aprendizados consistentes. Isso nos ajuda a diminuir riscos de erros. Sem discernir a estação de Deus em nossa vida, podemos estar investindo tempo semeando quando, na verdade, deveríamos estar concentrando nossa energia e foco na colheita, ou, ao contrário, podemos estar querendo colher em tempo em que deveríamos estar semeando. Corremos o risco de estar descansando em temppo de correr, ou errar o alvo correndo enquanto deveríamos estar descansando. O resultado deste erro está na baixa produtividade e frustração, já que não investimos na direção certa. Esta insistência em direções opostas ao kairós de Deus é o que o Apóstolo Paulo chama de “recalcitrar contra os aguilhões”. Se discernimos o tempo de Deus e nos rendemos ao ensino e propósito dEle neste sentido, trazemos sentido e significado a nossos dias e avançamos.
Precisamos estar atentos, especialmente em momentos de decisão. Pergunte-se em que sentido Deus deseja que o seu coração se incline. Se você está decidido a viver sob o cuidado de Deus, precisa discernir a estação proposta pelo Senhor (o que é algo bem pessoal) para não tomar uma decisão deslocada por conta das inquietações naturais.
A inquietação pode ser algo da carne ou do que está vivendo no natural, mas existem inquietações que vêm do próprio Espírito Santo. Quando o Espírito Santo inquieta o interior, a primeira coisa que precisamos fazer é entender que essa inquietação não precisa estar desassociada de paz, pois tudo o que o Senhor faz traz paz, ainda que gere certa inquietação. Não podemos tomar decisões sem consultar a Deus pois, por mais que o natural dê indicativos de direções, é no kairós que encontraremos a verdadeira orientação que nos conduzirá em vitória.
Portanto, toda decisão precisa ser conduzida pelo Senhor e, para que isso aconteça, é necessário desenvolvermos um relacionamento verdadeiro e profundo com Jesus.
“Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto“. Jeremias 17:8
Se bebermos desta água seremos alimentados continuamente. O hábito de buscarmos ao Senhor diariamente, num tempo reservado para o desenvolvimento deste relacionamento, é o que fará toda a diferença. Nosso tempo com o Senhor é o nosso momento de beber desta água. Precisamos olhar para isso com seriedade. Nosso devocional, assim como nossos demais hábitos, nos constituem. Aquilo que é hábito, que está na nossa rotina diária, revela nossos valores.
Considerando seus hábitos, o que eles indicam sobre os seus valores? Os nossos hábitos revelam aquilo que possui grande valor para nós. Esse é o lugar do nosso momento com o Senhor. Não é apenas ir à igreja ou passar cinco minutos com o Senhor que vai mudar a sua vida, conduzindo a direções e caminhos de vitória, mas sim a decisão de ter um relacionamento diário e profundo com Deus.
Esses hábitos diários estão localizados no cronos, na nossa rotina diária que podemos e devemos controlar. Eles têm o poder de nos fazer avançar nas estações que Deus tem para nós. Mas é crucial entender que não está totalmente em nossas mãos mudar a estação. Porém, há determinadas coisas que estão em nosso controle (localizados no cronos) que fazem toda a diferença e nos fazem avançar na direção dos propósitos de Deus localizados no kairós.
Se nos constituímos através desse relacionamento, aquilo que realizamos diariamente carrega os valores desenvolvidos dentro deste relacionamento, o que nos amadurece e nos prepara para novas fases. É como um jogo de videogame, onde é necessário passar por determinadas fases até estar suficientemente amadurecido para avançar.
O cronos da nossa agenda está sob nosso controle. Podemos decidir mudar compromissos conforme a necessidade, como cancelar uma reunião para levar um filho ao médico. Mas não temos poder de alterar a agenda de Deus, o kairós. O que podemos fazer, no entanto, é caminhar assertivamente para o centro da vontade de Deus, para que sejamos alavancados para fases seguintes.
Nenhuma oração forte pode mudar a estação de Deus na sua vida. Deus é soberano. Contudo, há uma pequena porção que é nossa, e essa porção está em como fazemos a gestão do cronos. Quais são os hábitos que nos aproximam de Deus e nos conduzem à próxima estação? Isso está ao nosso alcance.
Semana que vem abordaremos outro aspecto que nos impulsiona na alavancagem a próximas fases em nossa vida – a obediência aos comandos de Deus.
Deus abençoe a sua vida!
Mônica Hickmann Paz
Assista abaixo a ministração completa: