No momento você está vendo A Unção está nos construindo – Ap. Wagner Pacheco

A Unção está nos construindo – Ap. Wagner Pacheco

(Baseado na ministração do Ap. Wagner Pacheco, Supervisor da Região Sul do Brasil da Visão Celular no Modelo dos 12, no aniversário de 15 anos no Ministério NEXOS – Abril/2023)

Somos gratos a Deus pela unção que tem acompanhado a cada um de nós. A mesma unção que nos trouxe até aqui está nos conduzindo à estatura do varão perfeito a fim de que, sobre esta terra, deixemos a Sua marca a partir do caráter de Cristo que tem forjado todo aquele que diz “sim” à caminhada a qual o Espírito Santo nos convida. Chamamos esse processo, no qual somos moldados por Ele para que nos pareçamos cada vez mais com Jesus e exalemos o Seu perfume, de SANTIFICAÇÃO.

Sem dúvida, não há como vivermos este processo de santificação sem estarmos bebendo da unção de Deus, pois Ela é o poder de Deus (capacitação) que se aperfeiçoa sobre e apesar de nossas fraquezas.

“Perguntou Samuel a Jessé: Acabaram-se os teus filhos? Ele respondeu: Ainda falta o mais moço, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, pois não nos assentaremos à mesa sem que ele venha. Então, mandou chamá-lo e fê-lo entrar. Era ele ruivo, de belos olhos e boa aparência. Disse o Senhor: Levanta-te e unge-o, pois este é ele. Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do Senhor se apossou de Davi. Então, Samuel se levantou e foi para Ramá.”
1 Samuel 16:11-13

Deus capacita a todo aquele que Ele chama

A capacitação é a própria ação do Espírito Santo atuando em todo aquele que está ligado ao Seu Corpo. Ele chama, Ele capacita. Precisamos compreender que o poder de Deus anunciado em Atos 2 carrega a habilitação do Espírito Santo para a Igreja. O próprio Deus semeia um sonho no coração de homens e mulheres que estão conectados ao coração dEle e, ao longo da maturação da semente, vai habilitando e equipando a cada um com a porção de unção necessária para que o sonho venha se realizar.

A unção do Espírito Santo construiu a liderança de Davi

Saul já havia sido reprovado por Deus como rei de Israel. Então, Deus falou ao coração do Profeta Samuel que Ele já havia separado para Si outro homem para ocupar o lugar de Saul, um homem segundo o Seu coração. Deus dá a Samuel um comando para que vá à casa de Jessé e unja um de seus filhos, que seria o próximo rei de Israel. De um shofar, derramaria óleo de unção profetizando que, da boca de Deus, seria derramada a capacitação para o desígnio que havia na trajetória de Davi.

Jessé reúne seus filhos para receber a profeta Samuel. Porém, de acordo com sua percepção, não haveria a necessidade de chamar o “Davizinho”, que estava simplesmente cuidando do rebanho de ovelhas. Eliabe, o mais velho e mais robusto, já servia no exército de Saul. Ele tinha o biotipo que Samuel supunha que condizia com o de um rei. No entanto, Deus não confirmou que seria qualquer um deles, nem Eliabe nem os demais que estavam presentes, e é neste momento que o profeta questiona Jessé, perguntando se ele não tinha mais nenhum outro filho, ao que Jessé anuncia: “ainda falta o menor”. Naquele momento Davi era o menor, o menos provável, o menos capaz aos olhos dos homens, o mais longe do biotipo e perfil imaginado a um rei. Ele tinha 15 ou 16 anos no dia em que foi ungido e não tinha treinamento, preparo  ou postura, mas era ele a quem o Senhor chamava – um adolescente.

Conhecemos a história e vemos, no versículo 13, que, a partir do momento da unção, o Espírito do Senhor se apossou de Davi, apoderou-se dele. Esta unção construiu toda a liderança de Davi e fez com que o seu nome fosse perpetuado entre os homens, inclusive através de um símbolo que se encontra hoje na bandeira na nação de Israel – a estrela de Davi.

Improvável ≠ Impossível

Improvável: uma possibilidade muito remota.

Impossível: sem possibilidade alguma.

Deus é perito em fazer de homens e mulheres improváveis (porque nada é impossível para Deus) homens e mulheres segundo o Seu coração, que cumprem seus desígnios e propósitos de modo a trazer o Reino de Deus à terra. Deus selecionou Davi e segue selecionando aqueles que estarão carregando o Seu nome. Para isso, Ele derrama unção que capacita em direção a algo específico.

Olhando a cada um de nós, quem poderia dizer que chegaríamos até aqui? Cada um com uma história particular e específica, traduz bem o que significa ser transformado a ponto de ser “o improvável” hoje sobre a terra, na esfera de influência em que Ele nos colocou. Pensando no Ministério NEXOS, que completa 15 anos, que possibilidade humana existiria de hoje essa igreja linda ser fruto de algo tão singelo que começou num simples sofá amarelo? Impossível ou improvável? Mas Deus escolheu, ungiu e fez!

Observe o que o Senhor disse a Samuel quanto aos Seus critérios e propósitos, ao rejeitar Eliabe:

“Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”. 1 Samuel 16:7

Quando Deus nos seleciona, não o faz sob a perspectiva humana, mas segundo o que Ele vê em nosso interior. Não pense que os sinais do improvável impedirão Deus de agir em sua vida e através dela. O diabo não se cansa de tentar nos convencer do contrário, mas você vai precisar crer naquilo que Deus decidiu fazer em sua vida. O diabo trabalha sob a perspectiva de conceitos naturais tentando nos fazer desistir e frustrar os sonhos e expectativas que Deus alimenta por suas promessas em nosso coração, de natureza espiritual. No entanto, Deus não está atrelado a sinais naturais.

Nossa parte é apresentar um coração disposto e decidido a viver o Evangelho, em sujeição e amor. Tudo o mais que nos parece impossível ou improvável a nosso respeito, é o que o poder capacitador de Deus faz em nós e através de nós.

“Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.” Salmos 51:17

Então, vemos o sobrenatural acontecer sobre o coração natural porém quebrantado, não a partir de um convencimento humano, mas através de uma interferência divina, transformando o que só Deus conhece com propriedade, em profundidade e verdade. Até mesmo os mais incrédulos ficam perplexos diante de uma improbabilidade manifesta.

“Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, para que ninguém se vanglorie diante dele.” 1 Coríntios 1:27-29

Você é este improvável? Fique tranquilo, somos todos!

O que se poderia esperar daquele menino de 15 anos, sem preparo, diante daquela unção? O que se pode esperar de uma igreja como a NEXOS, que hoje chega aos seus 15 anos? O que esperar dos próximos anos? Davi, contrário a todas as expectativas, a partir do momento em que recebeu o óleo da unção que trouxe a capacitação do céu àquele coração disposto, sensível à voz de Deus e obediente, começou a ser preparado para o motivo pelo qual Deus o havia comissionado.

A partir da unção, o Espírito do Senhor se apoderou dele e, diante disso, o improvável aconteceu: derrubou gigantes, venceu batalhas, ampliou conquistas territoriais da nação, consolidou Israel na unidade reunindo as 12 Tribos e fez com que o reino de Israel se tornasse temido pelos seus adversários ao redor.

A partir de um sofá amarelo, muitos gigantes foram vencidos e muitas batalhas ganhas, porque o Espírito do Senhor se apoderou desta chamada. É esta unção que vem construindo o Ministério NEXOS e levará vocês a lugares ainda inimagináveis. O mesmo Espírito que começou esta boa obra, continuará aperfeiçoando-a de modo que vocês continuem ampliando e multiplicando, abençoando a todos ao redor e enaltecendo o nome do nosso Deus.

Deus abençoe a vida desta Família da Fé!

Ap. Wagner Pacheco

Assista ao culto completo pelo Youtube: