No momento você está vendo A resistência diante de abalos

A resistência diante de abalos

Culto de 26/05/24

“Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo o nosso homem interior se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparaçãonão atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.” 2 Coríntios 4:16-18.

Este texto nos encoraja a não desanimar, mesmo diante das adversidades. O corpo terreno é perecível, mas o homem interior se renova diariamente. A Palavra de Deus é imperativa e nos chama a crer.

A tribulação é leve e momentânea. É leve porque, com a força de Deus, é possível suportar, e é momentânea porque não durará para sempre. Ela resultará em um eterno peso de glória. Isso significa que, através das dificuldades, há um crescimento e uma ministração do próprio Deus no homem interior. A Bílbia nos impulsiona a compreender a tribulação como uma oportunidade para amadurecimento espiritual. 

Um chamado à fé e à perseverança

O que vivemos nesse tempo é uma grande provação e toda provação tem um propósito. 

“Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a aprovação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.” Tiago 1:2,3

A Bíblia nos desafia a ver as situações desta forma: é motivo de muita alegria passar por várias provações, porque a provação, uma vez confirmada, produz perseverança. Deus não nos poupa de dificuldades, pois quem não passa por dificuldades não cresce. É fato que asdificuldades ensinam mais. Se Deus quisesse filhos mimados, daria só facilidades, mas o propósito dEle é ter filhos maduros. Ele permite provações para amadurecer e desenvolver perseverança.

A perseverança é o contrário da desistência. Muitas pessoas desistem até de viver. Em situações difíceis, alguns têm vontade de tirar a própria vida, desistindo, porque tudo que lutaram se foi. Mas a dificuldade é para fortalecer, não para levar à desistência.

Deus deseja que creiam nEle e tenham fé. Quando somos ativados na fé, entendemos que tudo que se foi não se compara ao que virá, pois contaremos com a intervenção de Deus, além do nosso próprio esforço. 

A provação testa a nossa fé, e a fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Como um atleta se desenvolve? Com muito trabalho e treino. O músculo se desenvolve puxando carga. Quanto mais carga, mais forte fica. Da mesma forma, a vida interior se desenvolve conforme a capacidade de solucionar problemas.

Jesus foi um grande solucionador de problemas. Quando alguém recebe Jesus em sua vida, Ele próprio se manifesta dessa forma, tornando o novo discípulo um grande solucionador de problemas, pois o Senhor passa a estar presente em sua vida. Com essa construção interior, desenvolve-se uma perseverança espiritual, permitindo encarar a vida de maneira diferente, solucionando problemas com a ajuda de Deus.

Na continuidade do capítulo 1 de Tiago, lemos: “Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes”. Tiago 1:4

É um processo contínuo. É necessário que a obra esteja completa, que o ciclo se complete. Não se pode, a todo instante, desesperar-se e dizer que ninguém ajuda, cair no vitimismo, achar que ninguém faz nada por você. Coloque suas expectativas em Deus, pois Ele é perfeito, detém todo o poder e autoridade nos céus e na terra, e é Ele quem pode fazer as coisas acontecerem. A perseverança precisa ter uma ação completa para que haja integridade, para que todos sejam completamente aperfeiçoados por Ele.

Mas como ficar alegre por passar por situações difíceis, como dormir por quase um mês no chão de uma igreja? Como ficar alegre numa situação tão inusitada e desfavorável como a que a sociedade enfrenta, de perdas que são, muitas vezes, irreparáveis? A alegria não é pela prova, mas pelo resultado que ela produzirá, pela certeza da vitória.

Quando uma criança ou um jovem estuda, o dia mais feliz não é o dia da prova, mas sim quando recebe uma boa nota. Passar pelas provações significa ter a perspectiva de ser aprovado, e, ao entender esse processo, pode-se ter alegria, pois é possível vencer cada uma das provações. 

Tiago continua o seu ensino: “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida” Tiago 1:5. Aí está a chave: peça sabedoria a Deus para vencer cada dificuldade.

Precisamos fazer esta petição diariamente ao Senhor. A Bíblia promete que Deus dará sabedoria a quem pedir. Ao enfrentar uma situação de difícil resolução, ore pedindo sabedoria, crendo que Deus concederá. Algo começará a surgir na mente, ideias e convicções sobre o que fazer. A paz será um árbitro, indicando o caminho certo. Sabedoria é algo prático. O Reino de Deus é prático, e quando se aprende a ser prático nas convicções com Deus, obtêm-se resultados práticos.

Mas Tiago faz uma ressalva em sua orientação: “Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa, homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos”Tiago 1:6-8

Muitas pessoas são como essa onda agitada pelo vento, ora crendo, ora duvidando. Fique firme na fé! Um ânimo dobre é o ânimo daquele que ora crê e ora não crê, ora está cheio de fé e ora está murmurando e reclamando. Se Deus liberou uma palavra em sua direção, creia e aguarde, pois toda promessa passa pela prova do tempo. 

Se você pediu sabedoria, fique atento à resposta que virá. Mesmo se a situação ainda não mudou, continue crendo e aguardando o tempo de Deus. Se tudo fosse instantâneo, não seria necessário perseverar nem ter fé. Quando Deus falar, haverá plena convicção, pois quando Deus fala, Ele convence.

Um tempo de abalos

“Tende cuidado, não recuseis ao que fala. Pois, se não escaparam aqueles que recusaram ouvir quem divinamente os advertia sobre a terra, muito menos nós, os que nos desviamos daquele que dos céus nos adverte; aquele, cuja voz abalou então a terra, agora, porém, ele promete, dizendo: Ainda uma vez por todas farei abalar não só a terra, mas também o céu. Ora, esta palavra: Ainda uma vez por todas, significa a remoção dessas coisas abaladas, como tinham sido feitas, para que as coisas que não são abaladas permaneçam. Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor”. Hebreus 12:25-29

Deus provoca abalos para que as coisas inabaláveis prevaleçam. Esses abalos têm o propósito de fazer com que o Reino de Deus prevaleça. Deus tem uma experiência nova e um tempo novo para todos. O que foi vivido não se compara ao que Ele tem preparado. 

“Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus preparou para aqueles que o amam” 1 Coríntios 2:9

Acompanhando esse tempo de construção de casas e vidas, percebemos a necessidade de viver um dia de cada vez, vencer um gigante por dia. Isso pode ser desgastante e, por isso, é tão importante passarmos por este período desafiador e desgastante de mãos dadas com o Senhor, de modo que Ele possa diariametne renovar as nossas forças e nos revigorar, pois só Ele tem o refrigério de que necessitamos. 

Neste abalo que estamos vivendo, todos estamos sendo despertados para um relacionamento mais profundo com Deus e, por conta disso,experimentaremos uma restauração e uma restituição sobrenaturais. Mesmo que coisas abaláveis tenham sido perdidas, o Senhor fará novas todas as coisas ao nosso redor. Mais do que nunca temos visto o quanto as coisas terrenas são abaláveis, mas o Reino de Deus é inabalável – permanecerá eternamente. Nas mãos de Deus, as situações vividas ganham novos significados e propósitos, a vida ganha um novo sabor. Então, experimentaremos diferentes níveis de conquistas e nos deleitaremos em dias de uma paz interior que, talvez, nunca tenhamos conhecido antes.

Deus abençoe e fortaleça a sua vida.

Alexandre Paz

Assista através do link abaixo: